terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Projeto Jaciara Mata Viva


Projeto Jaciara Mata Viva
A partir do momento em que uma visão além das páginas dos livros e das folhas dos cadernos é proporcionada aos discentes, esses conseguem captar mais facilmente o conhecimento que o professor deseja transmitir, seja ele qual for.
É isso o que acontece no projeto Jaciara Mata viva, um projeto sem finalidade lucrativa de caráter socioambiental cuja a finalidade e os objetivos principais são, segundo o estatuto da associação ambiental Jaciara Mata Viva, Artigo 2º: promover a defesa dos bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos além de estimular o aperfeiçoamento e o cumprimento da legislação que instrumentalize a consecução dos presentes objetivos entre outros. Assim sendo, o projeto é um meio de desenvolver a consciência ecológico-ambiental dos alunos, o que pode se tornar uma tarefa árdua quando tentada ensinar em sala de aula, pois os professores encontram um dilema nessa tentativa: como fazer com que os alunos desenvolvam uma identidade socioambiental quando eles não possuem o contato com o meio ambiente?
Além de o projeto proporcionar um conhecimento maior sobre a disciplina de Geografia, um dos fatores principais e de grande proveito seria a participação geral de todos os professores das mais diversas áreas. Isso resultaria numa maior aquisição de conhecimento dos alunos como um todo. Um exemplo disso foi à aula de campo realizada no dia 15/02 (sexta-feira) nas dependências da empresa Água Mineral Prisma onde os alunos, além de realizarem o plantio de mudas nativas, aprenderam dentre outras coisas o trajeto que a água faz até chegar as nossas residências. Um professor de Química poderia explicar, por exemplo, sobre a composição da água e a variação de seu Ph. Já um professor de Biologia poderia explicar a relação da água com o ser humano, a importância do reflorestamento e o valor da ação, não só para os seres humanos quanto para a vida local.
É por tudo isso que entendemos que o projeto, não é apenas um modelo diferente de ensino, mas uma forma mais ampla de educar, uma vez que seja realizado com o apoio de todos, alunos e professores. Ao idealizador, Profº Jorge de Moraes Antunes e a todos os envolvidos, nossos parabéns pelo esforço e empenho e para as pessoas mais céticas talvez a frase a seguir mude seu pensamento: “O que eu faço, é uma gota no meio do oceano. Mas sem ela, o oceano será menor” Madre Teresa de Calcutá.


Por: Luiz F. Ferreira e Urias G. L. Oliveira, 24/02/2013.

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