quarta-feira, 31 de julho de 2013

DIA D

As Escolas Estaduais de Mato Grosso realizarão no próximo dia 09 de agosto o dia D da Educação Básica. Professores, funcionários, alunos, pais e comunidade em geral de cada uma das 739 unidades de ensino passarão o dia, em estudos e debates sobre a qualidade da educação ofertada visando à apresentação de propostas de melhorias.
De acordo com a secretária adjunta de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Ema Marta Dunck Cintra, o dia D trata-se de um momento de reflexão e discussão interna dos pontos positivos de cada Escola, bem como da identificação das deficiências e proposição de metas para solução, “tendo como foco principal a busca da qualidade social do ensino”.
Para dar suporte às unidades, a Seduc elaborou uma ‘carta com orientações’ sobre os temas que deverão ser tratados no dia 09. O orientativo contém sete pontos. Entre eles ‘a necessidade das comunidades escolares socializarem dados sobre alfabetização dos alunos de cada Ciclo (infância, pré-adolescência e adolescência), do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA)’.
A divulgação da série histórica dos indicadores de promoção (aprovação), reprovação (retenção), abandono (do Ensino Fundamental e Médio), IDEB (proficiência e fluxo), e alunos que ingressaram no Ensino Superior; a apresentação do trabalho desenvolvido por projetos como o Escola Aberta, Mais Educação, Sala do Educador, entre outros, também devem permear o dia D.
“O dia 09 de agosto tem que ser um dia de destaque para o que as Escolas realizam de bom, de estudos com definição de metas para superação dos problemas e também um dia de assumir compromissos”, disse Ema Marta ao lembrar que no final das atividades, as unidades devem elaborar uma ‘carta de responsabilidades’.
Nesse documento que deve ser enviado à Seduc até o dia 13 de agosto, pelo email diad2013@seduc.mt.gov.br todos devem se comprometer com o alcance das metas, na garantia do direito às aprendizagens.


Nenhum comentário: