quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

DIVULGAÇÃO DO PROJETO EDUCOMUNICAÇÃO NO PORTAL DA SEDUC

Projeto trabalha radionovela com estudantes
Divulgação Escola
Projeto trabalha radionovela com estudantes
“Ser um Estudante”. Uma história de superação que abordará temas como o racismo, drogas, alcoolismo e cyberbullying. Esta é a próxima radionovela do Projeto Educomunicação da Escola Estadual Antônio Ferreira Sobrinho, localizada em Jaciara (145 km de Cuiabá). A série de 15 capítulos será veiculada a partir de maio deste ano no intervalo das aulas na unidade, nos períodos diurno e noturno.
A produção visa promover entre os alunos a discussão e reflexão de temáticas que estão no cotidiano juvenil, bem como vivenciar os anos de ouro do Rádio da década de 40, onde a dramaturgia era trabalhada nas radionovelas. “Ser um estudante” contará com 12 personagens que irão contracenar com o protagonista Café, um estudante negro morador de uma comunidade periférica.
“Após ganhar uma Bolsa de Estudos, Café ingressará na Escola mais badalada da cidade para cursar o Ensino Médio e é nesse ambiente frequentado por alunos ricos que ele, um garoto negro e pobre, contará sua história e daqueles que irão interagir com ele, bem como viver novas experiências”, disse o autor da obra, Vinicius Moura, 18. Moura concluiu o Ensino Médio na Ferreira Sobrinho em 2013 e começará este ano o curso de Letras, na Universidade Federal em Rondonópolis.
Divulgação Escola
Projeto trabalha radionovela com estudantes
Conforme a coordenadora do Educomunicação da unidade de ensino, Elisângela de Lima, a ideia de produzir e colocar os alunos para gravarem radionovelas surgiu em 2012, durante um estudo sobre a história do rádio. “Na ocasião, Vinicius cursava o 3º ano conosco e como ele já tinha escrito peças de teatro solicitamos que escrevesse uma radionovela. Assim ele fez a primeira produção que veiculamos em 2013”.
“Foi com “Romântico por Acaso”, uma obra de quatro capítulos baseada em uma peça teatral de minha autoria”, disse. Para ele, o fato dos alunos se disporem a gravar; o comprometimento deles com a arte e a interpretação das personagens; a mudança de atitude em função da reflexão diante da mensagem que as produções abordam; e o resgate, em si, da história do rádio “são vitórias alcançadas” com a radionovela.
A análise de Vinicius é corroborada pela estudante do 2º ano Daiana Carvalho, 15, que interpretará o papel de Dona Julieta, mãe de Café. Segundo ela, tanto as produções quanto o projeto do Educomunicação como um todo mudou para melhor o ambiente escolar. “Antes muitos jovens não queriam estudar na nossa Escola, havia muita bagunça no intervalo. Agora todos querem participar da rádio e dos projetos. A própria comunidade participar e pede para veicularmos anúncios”, disse.
Programação
Divulgação Escola
Projeto trabalha radionovela com estudantes
Além das radionovelas, a emissora da Escola Antônio Ferreira Sobrinho conta com programações diárias de notícias, anúncios e veiculação de músicas. O projeto Educomunicação da unidade conta ainda com Jornal Mural e Blog. “Ao todo 52 alunos de todos os anos do Ensino Médio se revezam semestralmente nas atividades que conta com total envolvimento também dos pais”, finalizou a coordenadora Elisângela.

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário: